Saiba como o DNA gera as diferenças entre todos os seres
Imagine que você pudesse ter nas mãos uma célula e abrir o núcleo dela como se abre um baú. Lá dentro, você encontraria uma seqüência de códigos secretos que os cientistas chamam de DNA. Em português, a sigla significa ácido desoxirribonucléico. Mas este é um nome muito complicado.
O importante é você saber que o tal código secreto, o DNA, é responsável pelas características físicas de todos os seres vivos e que isso pode render uma história com capítulos muito interessantes! Aceita um convite para conhecermos juntos o DNA?!?
Qual a diferença entre o elefante e a formiga? Ora, que pergunta! São tantas que dá até preguiça de responder. OK! Então, qual a semelhança entre os dois? Alguém poderia dizer que ambos pertencem ao reino animal. A resposta está certa, mas o objetivo aqui é descobrir uma semelhança maior, comum a todos os seres vivos. E aí, alguém se arrisca? Pois bem, a grande semelhança existente, não só entre o elefante e a formiga, mas entre todos os animais e vegetais é o DNA! Este código secreto existente em cada célula -- seja de uma bactéria ou do homem -- é formado sempre pelos mesmos elementos.
Opa! Como pode um código que determina as características físicas de um elefante (uma tromba, quatro patas, duas orelhas enormes etc.) ter os mesmos elementos do código que dá origem a uma pequena formiga ou a uma bactéria ou ainda a um ser humano?! Por mais espantoso que seja, esta é a verdade. O que faz os seres vivos serem diferentes entre si é a forma como os elementos se arrumam para formar o código, ou melhor, o DNA.
Para ficar mais fácil a compreensão, vejamos um exemplo com as letras A, C, O e R. Elas podem se organizar, formando a palavra ARCO ou a palavra CARO ou, se uma das letras se repetir, as palavras CARRO e COROA, por exemplo. Observe que todas estas palavras usam as mesmas letras, mas têm significados diferentes. A mesma idéia pode ser aplicada ao DNA. Em todos os seres vivos, este código contém os mesmos elementos, porém arrumados em seqüências diferentes.
Quem diria que seríamos tão chegados dos elefantes, das formigas, das bactérias...
Veja ao lado, agora, uma ilustração do DNA. Em todos os seres vivos, ele tem este aspecto de duas fitas retorcidas interligadas entre si em diversos pontos. Sobre essas duas fitas é que estão alinhados os elementos que formam o código secreto de cada indivíduo. Quanto mais elementos houver se combinando, mais desenvolvido o ser vivo será. O ser humano tem o DNA com o maior número de elementos entre todos os seres vivos.
Fonte: Por: Mariano Gustavo Zalis
Publicado em 15/03/2002 | Atualizado em 28/04/2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário